Tribos de Santa Cruz mobilizam escolas do município em favor da cidadania

A EMEF Santuário realiza, nos dias 18, 19 e 20 de julho, uma gincana envolvendo alunos, professores, funcionários e comunidade em geral

""Santa Cruz do Sul – O Projeto Tribos Nas Trilhas da Cidadania – considerado o maior programa de voluntariado jovem do país -, promovido pela Organização Não-Governamental (ONG) Parceiros Voluntários, tem três escolas participantes em Santa Cruz do Sul. De acordo com a coordenadora da Unidade da Parceiros Voluntários (UPV) no município (sob a responsabilidade da Associação de Entidades Empresariais – Assemp),  Alice Kwiatkowski, as instituições inscritas já estão desenvolvendo ações nas suas comunidades em favor da cidadania. Nesta semana, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, no bairro Santuário, realiza uma gincana envolvendo alunos, professores, funcionários e comunidade em geral. “As tribos estão bastante envolvidas e mobilizadas, dentro das linhas de atuação escolhidas, voltadas ao Meio Ambiente, Cultura ou Educação para a Paz”, destaca Alice.

Além da EMEF Santuário, também integram as Tribos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Assmann, do Bairro Belvedere, e a Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann, do Bairro Bom Jesus. Conforme a coordenadora, até o mês de outubro as Tribos vão desenvolver diversas atividades junto aos alunos e comunidade. No dia 7 de novembro, no encerramento das atividades, ocorre o Fórum Tribal Regional em Teutônia, no Vale do Taquari, com a exposição de experiências e resultados das ações de todos os municípios da região.

""PARTICIPANTES – A EMEF Santuário participa das Tribos desde 2003. Com mais de 300 alunos envolvidos e 15 deles liderando a iniciativa, a escola escolheu a trilha Educação para a Paz. Segundo a professora responsável, Itiara Taiane do Carmo, a primeira ação realizada pelo grupo foi de pintura e embelezamento da quadra de esportes do educandário. “Um ambiente escolar mais bonito também melhora a qualidade do atendimento aos alunos e da própria comunidade, que usufrui da estrutura”, destaca. A EEEM Alfredo J. Kliemann, participante desde 2005, conta com aproximadamente 100 tribeiros para motivar seus 1,5 mil alunos. Este ano, a escola, de acordo com a professora responsável Tânia Maria Costa Vicente, escolheu ações relacionadas ao Meio Ambiente, com ênfase para a coleta de óleo de cozinha saturado.

Já a EMEF Frederico Assmann está na Tribos Nas Trilhas da Cidadania desde 2007. Atualmente, são 30 participantes da Tribo e mais de 180 alunos envolvidos nas atividades, que este ano estão focadas na Educação para a Paz. Conforme a professora responsável Paula Fürst Refatti, entre as ações previstas para serem realizadas até outubro, estão a limpeza e ornamentação da escola, coleta de roupas e visita à Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan) e Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame).

""TRIBOS – A Tribos Nas Trilhas da Cidadania é uma ação de mobilização feita por jovens que querem transformar a realidade através de ações voluntárias em suas comunidades durante todo o ano. Podem participar das Tribos escolas públicas e privadas dos Ensinos Fundamental e Médio, que se inscrevem e escolhem uma das Trilhas de atuação: Meio Ambiente, Cultura ou Educação para a Paz. Os participantes podem ter ajuda de vários parceiros na comunidade: empresas locais, rádios, jornais, emissoras de TV, familiares, vizinhos, representantes dos poderes públicos, organizações sociais, grupos de jovens, outras escolas, entre outros. Mais informações pelo site www.tribosparceirosvoluntarios.org.br.

 

 

FOTOS:
Fotos 1 e 2: Atividades realizadas na gincana da Escola Santuário
Foto 3:  Itiara, Alice, Paula e Tânia trabalham com as Tribos este ano
CRÉDITO FOTOS: Divulgação
 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *