Assemp e UPV Santa Cruz promovem capacitação para as organizações da sociedade civil

"Assemp"A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), por intermédio da Unidade da Parceiros Voluntários do município (UPV Santa Cruz), realizou na última quarta-feira, 16 de julho, o Curso para Organizações da Sociedade Civil. A capacitação, focada em projetos sociais, aconteceu no Espaço Assemp, dentro do Parque da Oktoberfest, e foi ministrado pelo coordenador de Rede da Organização Não-Governamental Parceiros Voluntários (PV), Guilherme Mielle Borba. “A Assemp busca não só o desenvolvimento econômico, mas também o social. Esta iniciativa, além de integrar as entidades, eleva o conhecimento das organizações a cerca de projetos sociais”, ressaltou a coordenadora da UPV Santa Cruz, Alice Kwiatkowski.

Entre os tópicos principais abordados durante a capacitação, que se estendeu durante a manhã e a tarde, estavam a captação de recursos no Terceiro Setor, em que o ministrante mostrou o cenário atual; as ferramentas de gestão que melhoram o desempenho e auxiliam para gerenciar as entidades; bem como os conceitos básicos para elaboração de projetos. Conforme Borba, o curso tem como intuito o “fortalecimento da rede colaborativa do Terceiro Setor, utilizando como meio uma visão gerencial”.

"Assemp"Durante sua explanação sobre os conceitos, Borba falou sobre a importância de não priorizar a captação de recursos como propósito inicial, bem como mostrou que um projeto é uma ação planejada, estruturada em objetivos, atividades e resultados, que no final deve culminar na transformação social. Ele ainda frisou sobre o envolvimento das partes interessadas. “Quanto mais envolvimento, mais se ganha”, relatou. Além dos principais tópicos abordados, o curso teve momentos de dinâmica e confraternização.

PARTICIPANTES – O Curso para Organizações da Sociedade Civil contou com a presença de 20 participantes de 14 diferentes organizações. Estiveram presentes na capacitação o Hospital Santa Cruz, Hospital Ana Nery, Comunidade Terapêutica Recomeçar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Comunitária Pró-amparo do Menor (Copame), Associação Santa-Cruzense de Pessoas Portadoras de Deficiência Física (Aspede), Casa da Criança, Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan), Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot), Ação Social da Diocese de Santa Cruz do Sul (Asdisc), Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Centro Marista e Instituto Humanitas.

FOTOS EM ANEXO: Principais momentos do Curso para Organizações da Sociedade Civil
CRÉDITO FOTO: Patricia Barreto/Divulgação
 
 
 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *