Aapot é finalista do Prêmio Parceiros Voluntários

Instituição de assistência recebeu, na manhã desta quarta-feira, 12, uma Placa de Reconhecimento da PV
 

Solidariedade, força de vontade e persistência. Esses são alguns dos atributos que fizeram com que a Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot), de Santa Cruz do Sul, fosse escolhida pela Organização Não-Governamental Parceiros Voluntários (PV) como finalista do Prêmio oferecido pela entidade como forma de valorizar o voluntariado. Uma Placa de Honra ao Mérito foi entregue à coordenação da instituição, na manhã desta quarta-feira, 12 de novembro, na sede da entidade, como reconhecimento à classificação. "São iniciativas inspiradoras que podem servir de exemplo para outras", destacou a coordenadora Regional da PV, Karen Barbosa.
 
De acordo com Karen, a Aapot era uma grande aposta para estar entre as finalistas. "Em todo o Rio Grande do Sul tem gente fazendo a diferença. E como forma de agradecimento entregamos uma placa como reconhecimento à experiência e carinho dedicados", ressaltou. Conforme uma das fundadoras da instituição de assistência, Valéria Petry, é a primeira vez que a entidade participa da premiação. "É um reconhecimento importantíssimo para nós. Uma conquista e tanto", declarou.
 
A coordenadora da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) de Santa Cruz, Alice Kwiatkowski, ainda comentou que, nos dois anos de parceria com a instituição, foi possível ver o crescimento do trabalho. “O reconhecimento mostra a importância e relevância dos serviços prestados. Vamos apresentar a iniciativa ao resto do Estado. É muito gratificante ver que trabalhos como esse são um exemplo multiplicador", comentou. A parceria com a UPV Santa Cruz – coordenada pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp) – acontece através do encaminhamento de voluntários, que atendem às mais diversas demandas: atividades como reike, crochê e tricô, gastronomia e massagem.
 
Após fazer a entrega da placa à coordenação da Aapot, as representantes da Parceiros Voluntários visitaram as instalações do espaço para conhecer de perto o trabalho realizado. Além de Valéria, participaram da atividade o coordenador e um dos fundadores da instituição, José Jakis, e a assessora de Comunicação, Gabrieli Jacobs. Na oportunidade, a UPV de Santa Cruz fez a entrega de um livro para a entidade agraciada para incrementar a biblioteca que existe no local.
 
AAPOT – Atualmente, três pacientes estão sendo atendidos pela Aapot, com direito a um acompanhante cada, conforme regras. A associação, que existe há três anos, é mantida com doações da comunidade e de empresas. Além de servir como hospedagem para quem está em tratamento oncológico ou de transplante, o local oferece assistência social, refeições, medicações, fraldas, atividades de lazer e campanhas de conscientização. A instituição atende pessoas carentes de toda a região que estão sendo assistidos nos hospitais do município, com disponibilidade de abrigar até 18 indivíduos. Quem tiver interesse em receber o auxílio da entidade ou trabalhar como voluntário pode obter mais informações no (51) 3715-1127.
 
PRÊMIO – O Prêmio Parceiros Voluntários, que acontece a cada dois anos, vai agraciar 10 instituições sociais entre 40 finalistas que se destacam em todo Rio Grande do Sul. O evento de premiação será realizado no dia 25 de maio de 2015, às 20 horas, no Bourbon Country, em Porto Alegre. Da região de abrangência do Vale do Taquari e Rio Pardo, mais três iniciativas estão na final: o Projeto FormAção, da Unimed VTRP; o Desafio Voluntário, das Unidades Parceiros Voluntários VTRP; e Companheiros Rotarianos na Escola, do Rotary Club Engenho, de Lajeado. Todos foram reconhecidos com placas na noite da última terça-feira, 11, em Lajeado. 
 
Fotos: Patricia Barreto/Divulgação
 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *